domingo, 14 de setembro de 2014

Ferramentas essenciais para um técnico em hardware

1 - Chaves de fenda e philips são a base de tudo, servem para abrir praticamente qualquer computador. É importante ter chaves de vários tamanhos para o caso de ter parafusos fora dos padrões normais de um PC. Chaves do tipo catraca (à sua esquerda) e torx também são usadas com alguma frequência.
chave fenda e philips
2 - Chaves do tipo "cotoco" são úteis em lugares que é necessário fazer bastante força para soltar algum parafuso. Chaves de precisão são fundamentais para abrir notebooks e netbooks.
chave precisao e cotoco
3 - Pinças, pegadores e porta trecos para pegar parafusos e guardar pequenas peças para evitar o estravio das mesmas. Algumas vezes é necessário uma pinça para retirar sujeira dos cantos do gabinete.
porta trecos e pincas
4 - Tesoura, estilete e alicates para cortar presilhas ou abraçadeiras plásticas. O alicate de bico é útil para encaixar conectores e pequenos jumpers.
tesoura estilete alicate
5 - Pincéis e escova de dente de cerdas macias para limpeza de componentes.
pincel e escova
6 - Pulseira anti-estática para evitar danos em componentes ao manuseá-los
pulseira anti estatica
7 - Multímetro digital para testar fontes e outros componentes eletrônicos. Importante também para testar a tensão de entrada e saída de nobreaks, estabilizadores e tomadas. Clique aqui e aprenda usar um multímetro.
multimetro
8 - Ferro de solda, estanho e sugador para reparos e trocas de componentes eletrônicos.
ferro solda e sugador
9 - Pistola de cola quente para colar peças plásticas quando rompidas ou abertas para consertos (fonte de notebook por exemplo).
pistola cola quente
10 - Alicate de crimpar, cabo e conector RJ45 para montagem de redes cabeadas.
alicate e cabo rj45
11 - Álcool isopropílico e limpa contato para limpeza de placas e componentes eletrônicos. O álcool é usado geralmente para remoção de pasta térmica ressecada do processador.
alcool e limpa contato
12 - Pasta térmica para melhorar a dissipação térmica do processador. Recomenda-se troca a pasta térmica do processador a cada 10 meses.
pasta termica
13 - Baterias modelo 2032 para placa mãe. Geralmente substituída a cada 2 ou 3 anos.
bateria bios
14 - Abraçadeiras plásticas (ou presílhas) para organizar os cabos de energia da fonte e tamém outros fios que ficam soltos dentro do gabinete. Isso melhora a circulação de ar no computador, diminuindo assim a temperatura interna do mesmo.
abracadeira plastica
15 - Estojo organizador para guardar todos os CDs e DVDs de instalção usados no seu dia-a-dia (Windows XP,Windows 7Ubuntu).
estojo para cds
16 - HD externo, pendrive e testador de portas USB, fundamentais para levar os programas essenciais para instalar nos computadores, bem como um kit de portables para fazer limpeza e otimização além é claro do famoso backup que sempre é necessário. Já o testador é ítem básico para evitar a queimas de pendrives em portas USB mal conectadas.
hd externo pendrive e testador usb
17 - Agora é só juntar tudo dentro de uma caixa de ferramentas...
maleta aberta
18 - E está tudo pronto para ir atender seus clientes.
maleta fechada
Estas são as ferramentas que eu uso atualmente, não quer dizer que você precise ter todas elas, e também não quer dizer que você não possa ter mais ferramentas do que as apresentadas neste post. Vai da necessidade de cada técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário