sábado, 8 de agosto de 2015

Veja como copiar seus dados de uma máquina com Windows XP para um novo PC

    Decidiu abandonar o Windows XP? Ótimo! Mostramos quatro métodos que você pode usar para copiar seus arquivos e configurações para uma nova máquina sem muito esforço.
Com o fim do suporte ao Windows XP, muitos retardatários estão só agora fazendo o upgrade para o Windows 7 ou 8. E mover todos os seus arquivos imporantes do Windows XP para seu novo computador pode parecer mais uma tarefa incômoda.
Mas não precisa ser assim. A seguir, mostramos quatro opções simple para transferir seus dados de uma máquina com Windows XP para um novo PC sem esforço.
Opção 1: mídia removível
A forma mais direta de transferir seus arquivos para um novo computador é movê-los manualemente de uma máquina para a outra usando mídia removível, como um pendrive ou HD externo conectado via USB. A vantagem desta opção é que você não precisa baixar nenhum software nem seguir instruções especiais. Basta plugar a mídia em seu velho PC, arrastar os arquivos para ela, plugá-la no novo micro e arrastar os arquivos para o destino.
Mas há dois pontos em que você precisa prestar atenção. O primeiro é que a mídia deve ter espaço suficiente para todos os arquivos que você quer transferir, ou você terá de fazer várias “viagens”. Felizmente, HDs e pendrives são baratos. Não é difícil encontrar em lojas online um HD externo de 500 GB de boa marca por menos de R$ 200. E além de ajudar na transferência dos arquivos, ele poderá ser usado para armazenar seus backups no futuro. 
MoveXPWin8_Explorer-563px
No Windows XP, a pasta C:\Documents and Settings contém os arquivos dos usuários
O outro ponto é que você tem que selecionar manualmente os arquivos que deseja transferir. Se você permite que seus programas salvem arquivos nos locais padrão, todos os seus documentos importantes deverão estar na pasta C:\Documents and Settings no PC com o XP. Lá você encontrará a pasta Meus Documentos de cada usuário, que é o local padrão onde o Microsoft Office e muitos outros programas armazenam seus documentos. Você também irá encontrar lá a pasta Desktop, que contém todos os arquivos e pastas que estão na sua área de trabalho.
Copie todo o conteúdo de C:\Documents and Settings para sua mídia removível. Na máquina nova, copie estes dados para as pastas apropriadas dentro de C:\Users, que contém as pastas Documentos Desktop, entre outras, no Windows Vista, 7 e 8.
Se você não anda salvando seus documentos na pasta Meus Documentos ou em uma de suas subpastas (deveria), encontre-os usando o Gerenciador de Arquivos (uma busca pode ajudar) e copie-os para a mídia externa. 
Opção 2: armazenamento online
Se você não quer investir em um HD externo, pode transferir seus dados usando um serviço de armazenamento online como o Dropbox. Isso pode ser uma forma conveniente de transferir documentos, mas esteja ciente de que transferir arquivos grandes (como filmes) pode levar muito tempo e consumir um bom pedaço do limite mensal de tráfego em seu plano de banda larga, se houver um.
MoveXPWin8_Cloud-580px
Armazenamento online é prático, mas fazer o upload de vários GB de uma só vez não é fácil
Além disso as contas gratuitas oferecidas pelos serviços de armazenamento online não tem muito espaço, geralmente 5 ou 10 GB o que pode não ser o suficiente para todos os dados que você deseja transferir. Uma conta paga pode resolver esse problema, e você pode até conseguir 50 ou 100 GB de espaço gratuito se criar contas em vários serviços e não se importar com o trabalho braçal de parcelar seus arquivos entre eles.
Um serviço de armazenamento online, assim como mídia removível, exige que você escolha manualmente quais arquivos transferir. E se você não se sente confiante o suficiente para isso, talvez prefira uma das duas abordagens automáticas a seguir.
Opção 3: Windows Easy Transfer Tool
O Windows 7 e o Windows 8 vem com uma ferramenta para transferir dados de um PC com Windows para o outro, chamada Windows Easy Transfer Tool ou Transferência Fácil do Windows. Este aplicativo faz basicamente o que descrevemos nos métodos anteriores, ou seja, transferir o conteúdo das pastas de cada usuário, mas além disso também transfere as próprias contas de usuário e configurações associadas. Embora ela seja parte do Windows 7 e 8, é um download separado no Windows XP.
MoveXPWin8_EasyTransfer-511px
Transferência Fácil do Windows é uma ferramenta já integrada ao Windows 7 e Windows 8
Depois de baixar e instalar o arquivo, basta rodar o Transferência Fácil do Windows para transferir do Windows XP para o Windows 7 em seu PC com o Windows XP e seguir os passos. Escolha a opção “Disco rígido externo ou pendrive” quando o programa perguntar onde salvar os dados, e aguarde até que o programa termine a tarefa. Se desejar, você pode proteger seu backup com uma senha.
Depois que terminar a cópia dos arquivos, vá ao PC com Windows 7 ou 8 e digitetransfer no rodapé do Menu Iniciar ou na Tela Iniciar. Clique no item Transferência Fácil do Windows, clique na opção que diz Sim e indique o arquivo no HD externo que contém seus dados salvos. A ferramenta fará automaticamente a cópia de seus documentos, favoritos e outros dados de usuário para os locais corretos.
Opção 4: Laplink PCMover Express
A Microsoft está oferecendo uma versão gratuita do Laplink PCMover Express para os usuários que estão migrando do Windows XP. O PCMover Express oferece basicamente os mesmos recursos para transferência de arquivos e preferências que a Easy Transfer Tool, mas em vez de armazenar os arquivos em um disco removível ele os copia diretamente de um computador para o outro através de uma conexão de rede local, seja via Ethernet, Wi-Fi ou USB.
MoveXPWin8_PCMover-511px
O PCMover Express, da Laplink, transfere arquivos e configurações diretamente, usando uma rede local.
Basta baixar e instalar o programa nos dois computadores. Rode-o no XP e selecione a rede Wi-Fi ou local entre as opções que surgem. Faça o mesmo no novo PC. Desde que as duas máquinas estejam, na mesma rede, o PCMover Express será capaz de transferír seus documentos, informações de usuário e configurações diretamente de uma para a outra.
Não se esqueça das chaves de produto
Há mais uma coisa na qual pensar antes de desligar seu velho PC de uma vez por todas: as chaves de produto. Se você tem software pelo qual pagou no computador antigo, deve se lembrar de recuperá-las. Assim você poderá baixar, instalar e reativar o software em sua nova máquina, sem ter de comprar uma nova cópia do software ou contatar seu desenvolvedor.
Para rastrear quase todas as chaves de registro em seu PC, use o Belarc Advisor, que é um programa gratuito. Ele irá encontrar todas as chaves em uso em sua máquina, e salvá-las em um arquivo HTML.
Basta instalar o programa e ele roda praticamente sozinho. Depois de alguns segundos ele irá mostrar um documento com um relatório incrivelmente detalhado de todo o software, drivers e hardware que estão em seu computador. Vá descendo até encontrar uma seção chamada Software Licenses, com a lista de todas as chaves de produto que o Belarc conseguiu encontrar em seu sistema e os programas associados. Salve (ou imprima) este documento do Belarc para ter as chaves à mão na hora de instalar os programas no novo computador.
A maioria dos programas não exige que você desative a cópia na máquina antiga antes de ativar uma outra em seu novo PC, mas em alguns casos isso é necessário, especialmente em pacotes profissionais como o Adobe Creative Suite. Quando em dúvida, consulte o desenvolvedor.
Há uma variedade de técnicas para ajudá-lo a migrar suas informações de um PC antigo para um novo. Sabemos que é difícil dizer adeus, mas respire fundo, separe um tempo e faça isso. E acredite, as coisas serão melhores daqui para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário